Pages

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Foxconn adianta para setembro produção de iPads no Brasil

Por problemas de infra-estrutura e dificuldade de encontrar mão de obra qualificada, a fabricação do iPad --tablet da Apple-- no Brasil pela Foxconn será atrasada em um mês. A informação foi dada nesta sexta-feira pelo ministro de Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante.

Segundo o ministro, a Foxconn informou ao governo sobre o atraso ontem (16).

Ministro diz que iPad nacional será fabricado depois de agosto, governo quer estender política de tablets para TVs e telefones
A mesma empresa também irá fabricar iPhones no Brasil.

Pelo cronograma inicial, a fábrica começaria a operar no fim de julho --agora, só deverá iniciar a produção no fim de agosto.

Mercadante disse que um acesso à fábrica, que será feito pela prefeitura de Jundiaí, não ficou pronto, o que compromete o escoamento da produção. Além disso, a Foxconn demorou para recrutar os engenheiros que serão necessários à operação.

De acordo com o ministro, 175 engenheiros foram contratados e serão levados à China para estágio. Mais 200 ainda terão que ser contratados. Mercadante credita o problema à "escassez de mão de obra em algumas áreas".

Ainda assim, o atraso não preocupa o ministro.

"Não faz diferença um mês a mais ou um mês a menos", disse. "Quem quiser comprar tablet mais barato vai ter que esperar mais um pouco".

Oito empresas teriam demonstrado interesse em fabricar tablets no Brasil. Entre elas, segundo Mercadante, estão Samsung, Semp Toshiba, Apple, HP e Positivo.

O governo está oferecendo 31% de isenção em impostos federais para a fabricação do equipamento. Em troca, os fabricantes têm que começar a operar com 20% de componentes fabricados no Brasil. E, em três anos, chegar a 80% de componentes nacionais.

Somados aos impostos estaduais e municipais, segundo Mercadante, o tablet brasileiro terá redução de 40% no valor, graças ao desconto de impostos.

"Acho que até o final do ano teremos muitos tablets verde-amarelos no Brasil", disse. (Via Folha Tecnologia)

0 comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...