Pages

terça-feira, 27 de novembro de 2012

O detector de minas terrestres definitivo

Uma mina terrestre é um artefato explosivo utilizado com a finalidade de evitar ou dificultar o avanço de forças de infantaria ou de carros de combate em campo de batalha. É composta por um invólucro com carga explosiva e um detonador. Enterrada a pouca profundidade é detonada pelo peso do alvo que se quer atingir. Podem continuar ativas depois de muito tempo de sua instalação. 
Para evitar sua detecção magnética através de equipamentos eletrônicos, as modernas cápsulas de minas são produzidas por materiais não magnéticos e não condutivos. Existem minas fabricadas com explosivos plásticos, o encapsulamento cerâmico e o dispositivo de disparo fabricado com componentes mecânicos a base de polímeros.


Os dados mundias dizem que a cada 20 minutos, em algum lugar do mundo, explode uma mina terrestre e fere pelos menos uma pessoa. Geralmente, as vítimas da explosão sofrem com as conseqüências: deficiências físicas, como por exemplo, a perda de um membro ou a mutilação do corpo, ou seja um problema que mesmo depois de muitos anos segue interrompendo a normalidade da vida de muitas pessoas. O processo de remoção de minas é muito lento, e necessita paciência, mas quando existe necessidade, existe criatividade na busca por soluções. O vídeo abaixo mostra uma solução criada por um estudante de Cabul no Afeganistão, para tentar solucionar o problema. Uma solução eficiente e barata.


0 comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...