Pages

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

HDR o segredo para ter boas fotos

Esses dias me deparei com uma sigla que já havia visto diversas vezes, mas nunca procurei saber o que era: HDR. O nome significa High Dynamic Range, que seria um Alto Alcance Dinâmico. Mas para que ele serve? Bem, resumindo para fazer umas fotos iradas. 



O Alcance Dinâmico é basicamente, a quantidade de luz de diferentes intensidades que consegue ser gravada na nossa câmera. O olho humano tem um Alcance Dinâmico incrível: quando estamos olhando uma paisagem conseguimos ver os detalhes do céu, das nuvens, dos prédios, do mar, da grama… enfim: todos os detalhes. Já nossa câmera não!

A melhor hora pra utilizar essa técnica é quando temos alta variação de luminosidade, pore exemplo, uma foto que aparece o céu e uma série de edifícios com sobras. Ou seja, muita luz no céu, e pouca luz na sombras.


O processo de HDR é muito simplificado atualmente por softwares especializados neste formato de processamento de imagem, o mais conhecido atualmente é o Photomatix, um gerador HDR a partir de 3 imagens de diferentes exposições porém existem opções como o Luminance HDR que é grátis. O resultado poderá ser obtido através de fotos em JPEG apesar de ser recomendado o uso de imagens RAW. Para quem tem smartphone, existem uma série de aplicações para isso, vale a pena procurar. Suas fotos nunca mais serão as mesmas.


Só para se ter idéia colocamos a seguir algumas fotos HDR.






0 comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...