Pages

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Física nunca foi tão divertida




O vídeo acima está com quase 2 milhões de visualizações no YouTube. Não é à toa: nos dois minutos mais impressionantes da história recente do YouTube, vemos um objeto literalmente flutuar. Mas como?! A ciência explica.


Ok, eu não estou nem perto de ser um cientista, então não confie demais na minha explicação, mas fui atrás de saber mais sobre isso e aprendi que o nome desse fenômeno é Efeito Meissner. O que esse efeito descreve, aparentemente, é a incapacidade que um material supercondutor tem de interagir normalmente com um campo magnético — em vez de deixar o campo passar por dentro dele, o supercondutor expulsa o campo, que tem que passar ao redor. Ao passar ao redor, formando uma espécie de “concha magnética” invisível, o campo magnético mantém o objeto preso no ar.

E o que é um supercondutor? Isso também é fascinante: trata-se de um material que foi tratado para não oferecer absolutamente nenhuma resistência elétrica. Isso aparentemente só é possível com materiais bem específicos, e mesmo assim só depois de um processo de resfriamento a temperaturas baixíssimas, usando coisas como nitrogênio líquido. Estamos falando de mecânica quântica aqui, baby.(Via Gizmodo Brasil)


0 comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...