Qual é o melhor antivírus? Esta é a pergunta na hora de escolher entre um ou outro. Resposta difícil, muitos antivírus cumprem o que prometem, porém outros não vão tão longe assim. O mercado está cheio deles, alguns grátis, outros pagos, de uso comercial ou profissional, no final existem para todos os gostos e tipos de problemas. Os mais utilizados podem ser vistos na lista a seguir.
- AhnLab V3 Internet Security
- avast! Free Antivirus
- AVG Internet Security
- AVIRA Internet Security
- Baidu Antivirus
- Bitdefender Internet Security
- BullGuard Internet Security
- Emsisoft Anti-Malware
- eScan Internet Security
- ESET Smart Security
- F-Secure Internet Security
- Fortinet FortiClient
- Kaspersky Internet Security
- Kingsoft Internet Security
- Lavasoft Ad-Aware Free Antivirus+
- McAfee Internet Security
- Microsoft Security Essentials
- Panda Cloud Free Antivirus
- Qihoo 360 Internet Security
- Sophos Endpoint Security and Control
- Tencent QQ PC Manager
- ThreatTrack Vipre Internet Security
- Trend Micro Titanium Internet Security
O laboratório AV-Comparatives costuma liberar a lista dos melhores baseados em testes realizados focados na avaliação de malwares e na identificação de falsos-positivos, que são inseridos propositalmente no meio das pragas para averiguar quais softwares tem melhores chances de detectar ameaças realmente perigosas. As análises são independentes e não são pagas por nenhuma desenvolvedora dos softwares testados, o que dá credibilidade aos resultados. Justamente por considerar especialmente o usuário comum, o estudo leva o nome de “Real Word Protection Tests”, ou “testes de proteção do mundo real”.
Então, qual é o melhor antivírus? A resposta de acordo com o laboratório, A conjunto de segurança dos russos da Kaspersky levou o primeiro lugar nos testes, detectando praticamente nenhum falso-positivo com taxa de proteção de 99,9%. O software testado foi o do Windows, mas ele também possui uma versão para os Mac da Apple. Além da detecção de malware, ele traz proteção antiphishing, um recurso chamado SafeMoney para transações online, firewall, módulo antispam e controle parental. A licença para um computador por um ano custa em torno dos R$99 reais.
O lado ruim dos antivírus, é o consumo em memória e processamento por parte da execução em tempo real. Para computadores com um alto poder de hardware, isso não é nada, porém alguns computadores pessoas é possível notar claramente a perda de desempenho. É possível viver sem antivírus? Sim, é tudo questão de disciplina, e um pouco de conhecimento, saber o que executar, não fazer download de arquivos suspeitos, ou acessar websites suspeitos. Mas isso não é para todos, poque determinado tipo de conhecimento é típico de determinados profissionais. Para a maioria das pessoas, como provou o laboratório AV-Comparatives, Kapersky ainda é a melhor opção.
0 comentários:
Postar um comentário