Quando se compra uma câmera reflex, logo você aprende (ou não), para que serve cada configuração existente nesses pequenos grandes brinquedos. Recentemente eu comprei uma Canon, a fim de abandonar de vez as convencionais compactas. Vamos dizer que, grande parte das funções principais da máquina eu já aprendi a utilizar, porém uma coisa que eu não consigo assimilar são os números no visor com a abertura que tenho...até hoje. Sem querer me deparei com essa imagem na internet e fui obrigado a compartilhar aqui. Está ai a relação do número com a abertura, e o resultado no final. Simples não ?
Muito parecida com a íris dos olhos, que controla o tamanho da pupila dependendo da quantidade de luz, toda objetiva possui um diafragma interno, formado por uma série de lâminas metálicas, que abrem e fecham de acordo com a regulagem, originando uma determinada abertura.
Este "buraco" ajustável é um dps grandes responsáveis pela quantidade de luz que o filme recebe. Abrindo ou fechando a abertura do diafragma é possível aumentar ou diminuir a quantidade de luz que alcança a emulsão e, conseqüentemente, define o resultado.
0 comentários:
Postar um comentário